Header

facebook twitter

Seguidores

Google+ Badge

domingo, 24 de fevereiro de 2013

81 anos da conquista do voto feminino






Hoje comemora-se 81 ano da conquista do voto feminino.


O voto feminino foi instituído pelo Decreto-Lei 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Apesar do pioneirismo do governo Vargas, algumas restrições continuaram vigentes e, mais tarde, o direito político conquistado pelas mulheres não pôde ser exercido devido ao estado de exceção. A plenitude do exercício do voto feminino veio em 1946, com a sua obrigatoriedade para elas.

No entanto, oito décadas depois da institucionalização do voto feminino a participação da mulher na política brasileira ainda é modesta, apesar de representar 52% do eleitorado do país. No Congresso Nacional, o número de mulheres em mandato é de 46 deputadas em um total de 513 e de 10 senadoras dentre os 81 membros. Quanto aos prefeitos e vereadores, as mulheres representam 10% e 12%, respectivamente.

De acordo com ranking da Organização das Nações Unidas (ONU) que avalia a participação das mulheres na política, o Brasil ocupa a 141ª colocação em um universo de 188 países.

Com informações do site do Ministério da Cultura
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aneis de falange (Carol's mini rings)

Ai ai ai... como eu gosto dessas bijuterias baratinhas. Agora é a vez dos aneis de falange que chegaram nas minhas lojinhas favoritas do centro.


Primeiro foram essas asinhas lindas (Hermes na ponta dos dedos)



Depois vieram outros... e outros



Next Post Previous Post Home