Header

facebook twitter

Seguidores

Google+ Badge

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

90 anos da NFL - National Football League


Quem acompanha um pouquinho esse blog que vos fala sabe que sou fã de Futebol Americano e hoje ao ver meus emails da lista de discussão Redzone vejo esse texto e ao ver a fonte não hesitei e copiei descaradamente (risos)  do Blog do Everaldo Marques

Em 20 de agosto de 1920, há exatamente 90 anos, nascia a liga profissional de futebol americano. Quatro equipes independentes se reuniram em Canton, Ohio, se reuniram nesta data - the Akron Pros, Canton Bulldogs, Cleveland Indians e Dayton Triangles. Na pauta do encontro, os problemas da profissionalização, como o aumento de salários, a contratação de universitários e as mudanças dos jogadores de uma equipe para outra. A solução foi criar uma liga, que recebeu o nome de American Professional Football Conference.

Quase um mês depois, em 17 de setembro, uma outra reunião determinou a mudança do nome da liga para American Professional Football Association – o nome definitivo, National Football League, só surgiria em 24 de junho de 1922. No mesmo encontro, Jim Thorpe foi eleito o presidente da liga recém-criada e surgiu a idéia de cobrar dos participantes uma “taxa de inscrição” de US$ 100, uma pequena fortuna para a época. Ninguém pagou.

A tabela da primeira temporada foi confusa, com muitas alterações e um desequilíbrio no número de jogos para cada equipe. O primeiro duelo envolvendo um time da APFA aconteceu em 26 de setembro de 1920. O Rock Island Independentes bateu o St. Paul Ideals por 48-0, em jogo disputado no estádio Douglas Park, em Rock Island, que foi assistido por 800 pessoas.

Uma semana depois, em 3 de outubro, o primeiro jogo com duas equipes da APFA, com o Dayton Triangles ganhando do Columbus Panhandles no Triangle Park, em Dayton, por 14-0. No mesmo dia, o Rock Island passou pelo Muncie Flyers.

De lá para cá, um crescimento que transformou a NFL na liga profissional de esporte mais popular dos Estados Unidos. Segundo a liga, de 1920 até hoje já aconteceram 13.194 jogos, marcados mais de 515 mil pontos, por 82 times treinados por 437 técnicos. Passaram pela NFL mais de 21 mil atletas, que desfilaram por 151 estádios para mais de 657 milhões de pessoas presentes aos jogos.

O Brasil ainda engatinha com suas iniciativas de futebol americano, mas se as coisas caminharem bem, quem sabe em poucas décadas teremos o esporte forte por aqui também dentro dos campos e não só na TV? Espero viver para ver...

0 comentários:

Next Post Previous Post Home